a revolução
dos tipos
doutorado
fauusp

1997 1999

tipos clássicos
bodoni antiqua berthold
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A tipografia e os desenhos de tipos criados por Giambattista Bodoni (1740–1813) são ainda considerados como os mais refinados e elegantes já produzidos. Os tipos gravados por Bodoni representam um último desenvolvimento da forma da letra romana expressa em tipos de impressão.
Giambattista Bodoni trabalhou dez anos nas oficinas de impressão do Vaticano, onde cresceu seu interesse pela gravação. Decidiu viajar à Inglaterra desejando visitar John Baskerville, cujos tipos e livros eram muito apreciados por impressores e bibliófillos europeus, apesar do ceticismo de seus compatriotas.
No início da viagem ficou doente e durante sua recuperação recebeu um convite do duque de Parma, que havia fundado uma Biblioteca e uma Academia de Arte, além de pretender estabelecer uma oficina de impressão. Em fevereiro de 1768, Bodoni chegou a Parma para montar uma oficina de impressão nos moldes daquelas das casas reais européias. No início do século XVIII, os aspectos tipográficos da boa impressão de livros estavam em declínio. Os bibliófilos estavam mais entusiasmados com as gravuras que os ilustravam e com os ornamentos que com o design do texto. Com a atenção dos compradores assim focalizada, os impressores tornaram-se relaxados acerca da seleção de tipos e também quanto à qualidade do trabalho de impressão.
Bodoni mudaria essa abordagem radicalmente. As fontes desenhadas por Bodoni foram o resultado de um processo de evolução. As primeiras fontes utilizadas por ele eram provenientes de Pierre Simon Fournier, fabricante de tipos parisiense, cujos desenhos pertenciam ao Old Style. Os primeiros desenhos de tipos de Bodoni foram inspirados nessas fontes. Através dos anos o desenho dos tipos Bodoni se transformou no Modern Style, com o qual somos hoje familiarizados. Bodoni escreveu no prefácio de seu Manuale Tipografico, publicado em 1818: “É apropriado, aqui, oferecer as quatro diferentes cabeças sob as quais as belezas do tipo me parecem ser derivadas, e a primeira delas é regularidade — semelhança sem ambigüidade, variedade sem dissonância, igualdade e simetria sem confusão. A segunda, e não de menor valor, é a obtenção de uma melhor acureza e definição, firmeza e acabamento. Da perfeição da gravação da matriz vem a limpidez do tipo bem fundido, que deve brilhar como um espelho” Lawson 1990. Bodoni criou em suas letras os contrastes crispados do buril de gravação, refletindo um estilo que foi artisticamente dominante. Era um tipógrafo perfeccionista, queria ter a possibilidade de usar exatamente o tamanho e proporção do tipo que melhor atendesse a suas necessidades. Assim, criou literalmente centenas de fontes, todas em estilo Bodoni.
No século XX, em 1901, a Nebiolo italiana remoldou o tipo Bodoni. Atualmente existem centenas de redesenhos da Bodoni, baseados nas fontes publicadas no Manuale, um marco da tipografia. Os tipos Bodoni foram o resultado de aproximadamente trezentos anos de evolução no design do tipo Roman: linhas finas e sutis contrastam fortemente com hastes mais pesadas; serifas são freqüentemente sem uniões triangulares. A Bodoni também é reconhecida por seu forte acento vertical. A versão existente na Adobe Type Library é proveniente daquela criada por Morris Fuller Benton para a Linotype entre 1908 e 1915.