a revolução
dos tipos
doutorado
fauusp
1997 1999tipos clássicos
ver história
|
 |
|
 |
 |
Em 1908, Morris Fuller Benton
desenhou a News Gothic para a American Type Founders. O design original,
com duas formas de tipo condensadas, é essencialmente uma versão
clara da Franklin Gothic. No final dos anos 40, depois de um declínio
na popularidade por causa do sucesso das Sans Serif européias
Gill Sans, Futura, Kabel , os tipos Gothic americanos
retornaram. Durante esse período mais versões da News
Gothic foram desenhadas, incluindo a News Gothic Bold, realizada pela
Intertype em 1955. Como a Franklin Gothic, são tipos clássicos
para títulos em jornais, anúncios e embalagens.
A revolução industrial trouxe muitas mudanças
para os impressores e manufaturas do setor, entre elas a introdução
do tipo extrabold para uso como tipo display. Os primeiros eram desenhos
que lembravam os Didot e Bodoni.
William Caslon IV introduziu experimentalmente o primeiro tipo sem
serifa em 1816, em corpo 28, só em caixa-alta. Em 1825, na
Alemanha, apareceram uma série de tipos condensados, sem serifa,
incluindo caracteres em caixa-baixa; por volta de 1850, existia uma
variedade sem fim de fontes sem serifa e uma confusão de pesos
e larguras. Morris Fuller Benton finalizou o desenho da Franklin Gothic
em 1902, que foi lançada três anos depois pela American
Type Founders. É um excelente exemplo da letra sem serifa tradicional
que foi realizada no início do século XIX, retendo certas
características do tipo Roman. Nos anos subseqüentes,
desenhou variações de pesos e larguras para a letra.
O primeiro tipo sem serifa apareceu em 1815, ganhando popularidade
cem anos depois. Em 1920, quando a tipografia foi influenciada pela
filosofia do Less is More da Bauhaus, os designers começaram
a criar tipos sem serifa. As categorias da Sans Serif são:
Grotesque, Neo-Grotesque, Geometric e Humanist. Os primeiros desenhos
como a News Gothic eram chamados de Grotesque, nome dado pelos ingleses,
que consideravam os primeiros desses tipos deselegantes e sem atração
porque não tinham as tradicionais serifas.
Mais recentemente, os tipos com design suíço como a
Univers foram chamadoas de Neo-Grotesque por serem versões
mais elegantes do que as das primeiras Grotesques. Geometric incluem
as Sans Serif influenciadas pela Bauhaus, como a Futura. Humanist
Sans Serif incorporam algumas características dos tipos com
serifa e incluem Optima, ITC Eras e ITC Stone Sans.
A fonte utilizada neste trabalho é
da Linotype-Hell AG, não dispúnhamos da News Gothic
Berthold. |
 |
|
|
 |