a revolução
dos tipos
doutorado
fauusp

1997 1999

tipos clássicos
news gothic berthold
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Em 1908, Morris Fuller Benton desenhou a News Gothic para a American Type Founders. O design original, com duas formas de tipo condensadas, é essencialmente uma versão clara da Franklin Gothic. No final dos anos 40, depois de um declínio na popularidade por causa do sucesso das Sans Serif européias – Gill Sans, Futura, Kabel –, os tipos Gothic americanos retornaram. Durante esse período mais versões da News Gothic foram desenhadas, incluindo a News Gothic Bold, realizada pela Intertype em 1955. Como a Franklin Gothic, são tipos clássicos para títulos em jornais, anúncios e embalagens.
A revolução industrial trouxe muitas mudanças para os impressores e manufaturas do setor, entre elas a introdução do tipo extrabold para uso como tipo display. Os primeiros eram desenhos que lembravam os Didot e Bodoni.
William Caslon IV introduziu experimentalmente o primeiro tipo sem serifa em 1816, em corpo 28, só em caixa-alta. Em 1825, na Alemanha, apareceram uma série de tipos condensados, sem serifa, incluindo caracteres em caixa-baixa; por volta de 1850, existia uma variedade sem fim de fontes sem serifa e uma confusão de pesos e larguras. Morris Fuller Benton finalizou o desenho da Franklin Gothic em 1902, que foi lançada três anos depois pela American Type Founders. É um excelente exemplo da letra sem serifa tradicional que foi realizada no início do século XIX, retendo certas características do tipo Roman. Nos anos subseqüentes, desenhou variações de pesos e larguras para a letra.
O primeiro tipo sem serifa apareceu em 1815, ganhando popularidade cem anos depois. Em 1920, quando a tipografia foi influenciada pela filosofia do “Less is More” da Bauhaus, os designers começaram a criar tipos sem serifa. As categorias da Sans Serif são: Grotesque, Neo-Grotesque, Geometric e Humanist. Os primeiros desenhos como a News Gothic eram chamados de Grotesque, nome dado pelos ingleses, que consideravam os primeiros desses tipos deselegantes e sem atração porque não tinham as tradicionais serifas.
Mais recentemente, os tipos com design suíço como a Univers foram chamadoas de Neo-Grotesque por serem versões mais elegantes do que as das primeiras Grotesques. Geometric incluem as Sans Serif influenciadas pela Bauhaus, como a Futura. Humanist Sans Serif incorporam algumas características dos tipos com serifa e incluem Optima, ITC Eras e ITC Stone Sans.
A fonte utilizada neste trabalho é da Linotype-Hell AG, não dispúnhamos da News Gothic Berthold.