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Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
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Mais agilidade no atendimento ao consumidor: a empresa investe em
canais de relacionamento


A rede de acesso do consumidor aos serviços da
AES Eletropaulo foi ampliada em 2005, com a instalação de megalojas em locais de grande circulação de pessoas, como estações de metrô e terminais de ônibus.
Nesses locais, o consumidor encontra totens para
auto-atendimento que oferecem 36 serviços on line, disponíveis também no website da empresa. Há também uma área com linhas diretas para o Call Center. O cliente passou a receber um novo modelo de conta de energia, com mensagens educativas e outras informações de seu interesse. A Ouvidoria da empresa foi reformulada, com mais autonomia para ações de caráter preventivo, propondo melhorias nos processos comerciais.

Combinadas, essas iniciativas fizeram com que o tempo de atendimento pessoal ficasse mais ágil, sendo reduzido de dez para sete minutos. Como conseqüência, a pesquisa da ABRADEE demonstrou um aumento de 7,3 pontos percentuais na satisfação do cliente com a distribuidora, em relação a 2004.




Consumidores e Clientes

No que se refere ao atendimento ao consumidor e implementação de uma política de relacionamento comercial, a AES Eletropaulo apresenta práticas de excelência, segundo padrões nacionais e internacionais.

A política de relacionamento se efetiva por meio de canais de atendimento diversificados, permanentes, gratuitos e de fácil acesso, incorporando opiniões e expectativas do público. Além disso, são desenvolvidas, periodicamente, pesquisas de satisfação (Vox Populi, ABRADEE), cujos resultados orientam ações discutidas e definidas pelos gestores da política de relacionamento comercial.

O gráfico a seguir mostra que o maior mercado da AES Eletropaulo é o consumidor residencial. Sua participação revela uama tendência crescente nos últimos anos. Cabe destacar que os consumidores de baixa renda totalizam 700 mil clientes.

Consumo de Energia Elétrica por
Classe de Consumidores
| %





Número de Clientes da AES Eletropaulo
em 2005 | %





Clientes de Baixa Renda
| %

Essa clientela vem sendo melhor atendida, como evidenciam as informações sobre o atendimento ao consumidor.
O crescente número de ligações atendidas pelo Call Center e o aumento expressivo da formação dos recursos humanos são bons indicadores de excelência.
 
 
O gráfico a seguir apresenta a análise anual feita pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) para o Índice de Satisfação da Qualidade Percebida–ISQP, que aufere o índice de satisfação dos consumidores. Nessa série histórica, percebe-se uma melhoria de quase 10% no índice de 2004 para a AES Eletropaulo, superando inclusive a média nacional.
 

O maior Call Center
do Brasil


Por ser uma priori-
dade para a
AES Eletropaulo, o
Call Center recebe significativos
investimentos e seus
funcionários partici-
pam de intensos programas de
treinamento.
Em 2005, foram
ministradas cerca de
84.000 horas de
cursos. Considerado o
maior Call Center do
Brasil, esse serviço
opera com 821 aten-
dentes, em 300 po-
sições de atendimento
24 horas, recebendo
800.000 ligações
por mês.

Novas ferramentas,
com destaque para o
sistema Prefixo ini-
ciado em 2004, acele-
raram o atendimento
ao consumidor.
O tempo médio de
espera, que era
de 2 minutos em
2000, caiu para
37 segundos em 2005.

Criação de Contact
Center Exclusivo
para clientes de
média e alta tensão


Criado em janeiro de
2005 um contact
center exclusivo para
os clientes de média e
alta tensão, propor-
cionando um canal de
atendimento remoto,
ágil e especializado.
ISQP–Índice de Satisfação da Qualidade Percebida

Investimentos no Call Center
Número de horas de treinamento pelo SAC
(Serviço de Atendimento ao Cliente)
Desempenho do Call Center
Total de ligações atendidas pelo SAC
(Serviço de Atendimento ao Cliente)
 
Cabe ainda registrar o avanço promovido
pela AES Eletropaulo na direção
da universalização dos serviços
(isto é, levar a energia elétrica a todos
os consumidores da sua área de concessão).
Foram investidos cerca de R$ 10 milhões,
o que significou 0,1% da receita
bruta da empresa.
Investimentos em Universalização | % da Receita Bruta