Home

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2005
Apresentação
Práticas
Relacionamentos
Conclusões
Créditos
Público Externo
Público Interno
Fornecedores
Comunidade
Governo



   
Funcionários

Destaca-se a gestão participativa implementada pela empresa, que envolve os funcionários em comitês e no Conselho de Administração, considerada padrão de excelência para indicadores nacionais e internacionais. Treinamentos são realizados para que os funcionários participem, inclusive, da formulação das estratégias da empresa.

Outra referência em excelência diz respeito ao compromisso com o desenvolvimento profissional e a empregabilidade dos funcionários, que contam com capacitação contínua e bolsas de estudo. Trata-se de uma iniciativa que valoriza o desenvolvimento pessoal e favorece a ampliação do mercado de trabalho aos seus funcionários.

Para ampliar as perspectivas na empresa, foi implementada uma política de remuneração, benefícios e carreira que prioriza a capacidade futura de crescimento e considera as competências potenciais dos funcionários.

O respeito à diversidade é expresso e valorizado por meio do combate a todas as formas de discriminação, previstas, inclusive, em normas escritas que regulam os processos de admissão e promoção de funcionários. O descumprimento dessas normas pode ser denunciado à área de Recursos Humanos, que dispõe de mecanismos para orientação.
Merece destaque a questão de gênero na AES Uruguaiana. Os gráficos ao lado indicam situações que fogem à regra brasileira:
—São 20% de mulheres no total do quadro funcional da
AES Uruguaiana;
—Do total de cargos gerenciais, cerca de 30% são ocupados por mulheres;
—As mulheres são melhor remuneradas que os homens.

Outra questão que merece destaque é a participação de funcionários em sindicatos facilitada pela AES Uruguaiana. A empresa permite o acesso de organizações sindicais no local de trabalho, fornece informações sobre as condições dos trabalhadores e, ainda, mantém encontros entre dirigentes da companhia e representantes sindicais para ouvir sugestões e negociar reivindicações.

Em relação à saúde, segurança e condições de trabalho, a meta é ultrapassar os padrões de excelência, com o desenvolvimento de campanhas regulares para funcionários e trabalhadores terceirizados. A companhia adota os compromissos da Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho das empresas do Grupo AES no Brasil, implementada em julho de 2005.

Outro instrumento para esta finalidade é a pesquisa sobre o nível de satisfação dos funcionários, que possibilita a identificação de áreas críticas, permitindo-se a atuação de forma mais eficiente.

Nesse sentido, são desenvolvidos diversos programas, relacionados à prevenção e tratamento para dependência de drogas e álcool, saúde da mulher, além de exercícios físicos no horário de trabalho. Ainda, a empresa respeita a privacidade de seus funcionários, no que se refere a informações sensíveis (inclusive médicas). Possui, também, uma política de compensação de horas extras para todo o corpo funcional.



O futuro dos funcionários é, igualmente, uma preocupação da empresa, que orienta e oferece assessoramento regular quanto a modificações na legislação, alternativas e procedimentos administrativos necessários para obtenção da aposentadoria.

O plano de previdência privada contempla todos os empregados, que também na sua quase totalidade participam dos lucros e resultados da empresa. Vale destacar que o programa de bonificação da empresa distribuiu 155% do total da massa salarial a seus funcionários.

A formação de seu pessoal é fator de relevância na AES Uruguaiana. Em 2005, 34% das horas de capacitação foram ofertadas à equipe de manutenção, demonstrando a preocupação com a excelência operacional, seguida pelo pessoal de produção e gerência.