Gestão Operacional
Desempenho Comercial
A AES Eletropaulo apresentou aumento no consumo total de energia em sua área de concessão
(clientes cativos e livres) de 3,3 %. O percentual é inferior à média nacional de 4,5 %,
de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma vez que sua área de concessão é
formada por um mercado maduro, no qual o consumidor já dispõe de amplo acesso à energia.

Foram cadastrados 150 mil novos clientes no ano, fruto do crescimento demográfico
e das estratégias comerciais para combater o consumo irregular e regularizar as
ligações clandestinas. A AES Eletropaulo finalizou o ano de 2005 com 5,3 milhões de
clientes cadastrados, conforme gráfico a seguir:
Consumidores Cativos
Milhões
A Companhia distribuiu para o mercado cativo 31.634,1 GWh de energia em 2005
(excluindo o consumo próprio), montante 3,2 % inferior aos 32.667,6 GWh do ano anterior.
O desempenho de 2004, no entanto, está inflado por conta de acordos de recuperação
de fraudes contabilizados em abril daquele ano, que geraram receita extra de
R$ 58,4 milhões, correspondente a 213.611 MWh de energia distribuída.

Expurgado esse impacto, o consumo cativo de 2005 apresentou queda de 2,5 %
se comparado ao ano anterior e crescimento de 9,9 % na receita. Essa retração é fruto,
principalmente, da migração de 71 unidades consumidoras para a modalidade Livre e
dos programas de eficiência e racionalização no consumo de energia.
Comparação do Consumo em GWh
Não Considera Consumo Próprio
Clientes Residenciais
As vendas de energia para a classe residencial no ano ficaram 5,4 % acima do total
comercializado em 2004, conseqüência da reclassificação de clientes industriais
e comerciais que não apresentaram CNPJ regular para a classe residencial,
da recuperação gradativa de hábitos pré-racionamento e da melhoria da renda e do
nível de emprego na Região Metropolitana de São Paulo no segundo semestre de 2005.

Clientes Comerciais
O volume de energia fornecido para clientes comerciais, em 2005,
apresentou acréscimo de 1,7 % em relação a 2004. A evolução reflete,
em especial, o aumento da renda e a melhora no nível de desemprego,
que impulsionaram as vendas no comércio de São Paulo, segundo dados da
Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.
O crescimento não foi mais forte devido à migração de unidades
consumidoras cativas para a modalidade livre.

Clientes Industriais
O consumo de energia da classe de clientes industriais sofreu redução
de 12,6 % em 2005, devido, principalmente, à migração de 38 unidades
consumidoras cativas para a modalidade Livre.

Outros Clientes
A classe Outros Clientes, que inclui consumidores rurais, iluminação pública,
poderes públicos e tração elétrica, apontou redução de 21,4 %, em razão da
forte migração de empresas do serviço público para a categoria de Clientes Livres.
No ano, 23 unidades consumidoras de três órgãos públicos (SABESP, CPTM e
Companhia do Metropolitano de Transportes) passaram à condição de livres.
Também colaborou para esse desempenho a substituição, na iluminação pública,
de antigas lâmpadas por novas que consomem menos energia.

Clientes Livres
Com 71 unidades consumidoras deixando o mercado cativo em 2005,
o número de clientes livres na região da AES Eletropaulo cresceu para 139.
Paralelamente, a Companhia prosseguiu com seu plano de fidelização de
Clientes Potencialmente Livres, baseado nas seguintes atividades:
—Intensificação de visitas a clientes;
—Venda de energias interruptíveis;
—Negociação de contas com créditos de ICMS;
—Projetos de eficiência energética;
—Plano de benefícios (Gerenciamento de Carga e Manutenção Preventiva); e
—Realização de workshops sobre o mercado de energia livre e energias especiais.

Como resultado do trabalho desenvolvido, a Empresa renovou 43 contratos no ano.
Clientes Cativos X Livres
% Consumo Total na Área de Concessão em 2005 | Base: 36 499 GWh
Embora não estejam de clientes, os consumidores da categoria Livre também contribuem
com o faturamento. Esses clientes não adquirem energia da Empresa, mas remuneram
a Companhia por meio da TUSD – Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição,
responsável pela recuperação dos encargos setoriais, custos operacionais da distribuidora,
impostos sobre a receita e remuneração do capital próprio e de terceiros.

Em 2005, a cobrança da Conexão e do Uso do Sistema de Distribuição representou
faturamento de R$ 312,0 milhões, com aumento de 132,1 % em relação aos
R$ 134,4 milhões apurados em 2004. Esse acréscimo é conseqüência da elevação
de 81,9 % no faturamento da Conexão e do Uso do Sistema de Distribuição de clientes livres,
em razão de dois fatores: o aumento do número de consumidores que optaram por
essa condição e o aumento do consumo daqueles que já se enquadravam na categoria.
Consumo 2004
GWh
Consumo 2005
GWh