Gestão Operacional
Redução de Perdas
Combate ao Consumo Irregular
Com um agressivo programa de combate a fraudes e uma forte campanha
de esclarecimento da população, as perdas por consumo irregular foram reduzidas
em torno de 0,6 % no ano, percentual oito vezes superior ao resultado de 2004.
Os sistemas de controle e o aumento das inspeções realizadas – 487 mil em 2005,
que detectaram 62,5 mil fraudes –, entre outras medidas de combate à ilegalidade,
custaram para a Empresa R$ 46,9 milhões no ano e proporcionaram
arrecadação de R$ 99,6 milhões.

Regularização de Clandestinos
Em 2005, a AES Eletropaulo intensificou o programa de regularização de
ligações clandestinas nas comunidades de baixa renda com um projeto inovador,
que alia a formalização no fornecimento de energia a ações sociais.
A proposta consiste no fornecimento gratuito do padrão de entrada
(caixa do medidor, poste, bengala e disjuntor), utilizando recursos destinados ao
Programa de Eficiência Energética. O projeto regularizou 36.296 clientes no ano,
com investimento de R$ 14,5 milhões.

A primeira comunidade diretamente beneficiada foi a favela de Heliópolis –
onde foram regularizadas, aproximadamente, oito mil instalações –,
que recebeu também um posto de atendimento (Mais AES Eletropaulo).
Para estimular a adimplência, esses novos consumidores, mesmo cadastrados
na categoria de tarifa de baixa renda, têm faturamento limitado a 150 KW/mês,
nos primeiros meses. Paralelamente, é realizado um intensivo trabalho de
conscientização, iniciativa que, em poucos meses, resulta em uma
redução média de 30 % no consumo.

O programa, além de proporcionar melhoria nas condições de segurança e reduzir
o risco de acidentes, contribui também para aumentar o sentimento de cidadania
desses consumidores, já que a conta de energia elétrica é um comprovante de residência,
o que abre as portas do crédito.