Gestão Operacional
Tecnologia
Nos últimos anos, a AES Eletropaulo aperfeiçoou sua logística, melhorou a
infra-estrutura corporativa e investiu em novos equipamentos e treinamento.
Em 2005, após adotar novas metodologias para a gestão de ativos e de trabalho,
a Empresa manteve investimentos em tecnologia, para melhorar ainda mais
a qualidade de seus serviços, ganhar agilidade e eficiência, a custos competitivos.

Telemedição
Adotada em 2004, com 106 clientes de alta tensão, 1.500 de média tensão,
e outros 3.000 de baixa tensão, a tecnologia de telemedição (medição on-line)
foi disponibilizada, em 2005, para mais de 150 clientes, dentro de um projeto piloto
de planos de benefícios para fidelização de clientes. A tecnologia possibilita que,
com uma senha, esses consumidores possam acessar dados sobre seu consumo
via web e simular, por exemplo, as despesas com aumento de consumo,
em caso da compra de novos maquinários ou uma alteração no ritmo de produção.
A ferramenta permite, inclusive, uma simulação de mudança de classe tarifária e
será expandida progressivamente nos próximos anos aos demais clientes de alto consumo.

Comunicação via rede elétrica
O Centro de Medição conta com tecnologia para realizar a leitura, corte e
religamento remotos, utilizando plataformas como o PLC (Power Line Communication
ou comunicação através da rede elétrica). O uso dessa tecnologia abrange
câmaras de vigilância, automatização de agências e um projeto piloto, na favela
Portal Billings, onde foram regularizadas 450 ligações residenciais.
Outro projeto é o edifício inteligente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento
Habitacional e Urbano), no qual foram instalados, em 526 apartamentos,
medidores integrados de água, luz e gás.

A Empresa também adotou a plataforma Rede Inteligente (SmartGrid),
que permite o monitoramento integrado da rede de distribuição elétrica e
seus diversos elementos. Esse conceito agrega valor aos ativos da Companhia,
por possibilitar a redução de perdas, balanceamento de cargas,
além de proporcionar uma ação preventiva a eventuais emergências ou
falhas da rede elétrica. Estas implantações pioneiras também serão
progressivamente estendidas aos demais clientes.