Aperfeiçoamento de Performance – Estratégia
Em 2005, alinhada com as diretrizes estratégicas da AES Corporation,
a AES Eletropaulo revisou seu planejamento estratégico, liderando o processo
também para as demais empresas do Grupo no País e na América Latina.
Esse planejamento envolveu a análise da situação das empresas quanto ao
modelo de negócios, cenários políticos, econômicos e regulatórios,
inter-relações com partes relacionadas e áreas de negócio da empresa.

As estratégias definidas neste processo culminaram em planos operacionais e
comerciais que por sua vez foram desmembrados em uma série de projetos de curto,
médio ou longo prazo que estão sendo implementados pela AES Eletropaulo.

Uma das principais estratégias definidas no processo é a busca pela excelência
operacional que já proporcionou resultados expressivos para a Companhia e
está focada principalmente em três projetos complementares que se utilizam
de metodologias de gestão, controle, acompanhamento e benchmarking
para o seu desenvolvimento:

Asset Management (Gestão dos Ativos)
Propõe uma análise elaborada de todos os ativos da Empresa para otimizar
as instalações já existentes e identificar as reais necessidades de investimento
de cada região, direcionando os recursos físicos e financeiros para as áreas
de maior impacto. Para tanto, são avaliados pontos como o desempenho da rede
e o índice de criticidade, ou seja, sensibilidade dos clientes à descontinuidade do
fornecimento de energia, em hospitais, escolas, etc, considerando a receita que
cada região proporciona ou tem potencial de gerar e os limites técnicos de qualidade
estabelecidos no contrato de concessão.

No contexto dessa filosofia, a Companhia está otimizando a utilização dos
transformadores e medidores instalados na planta, maximizando
o processo produtivo de reforma dos mesmos e, consequentemente,
reduzindo as compras destes equipamentos.

Revenue Management (Gestão de Receitas)
Tem como foco o incremento de receitas por meio da atuação intensa da Companhia
em todas as fontes de perdas de receita tais como fraudes, ligações clandestinas e
efetivação de recebíveis. Por meio de iniciativas de prevenção e pró-atividade
são definidas e adotadas as melhores práticas no gerenciamento de recebíveis e
redução de perdas de forma a atingir o maior resultado possível
com um custo reduzido.

Work Management (Gestão do Trabalho)
Associado à estratégia de elevar o desempenho dos ativos e reduzir o número de ocorrências,
a gestão do trabalho busca aperfeiçoar a organização das atividades das equipes de campo
por meio de melhorias de processos, ampliar a sinergia e difundir as melhores práticas.
A estratégia possibilita maior controle operacional e, em razão do aprimoramento na
gestão de tarefas, amplia as condições de segurança para colaboradores e
prestadores de serviço.

Apenas com o aperfeiçoamento de processos, a Empresa registrou aumento de 13,1 %
no índice de produtividade em 2005 e uma economia de R$ 7,6 milhões.
Esse saldo positivo levou a AES Eletropaulo a focar, no mesmo ano, na segunda
etapa do planejamento estratégico, que reúne técnicas de melhoria contínua e tecnologia.
Produtividade
Receita Líquida / Colaborador
R$ Milhões
Outros projetos definidos no processo de planejamento estratégico, como
Gestão da Segurança (junto aos colaboradores, contratados e público),
Desenvolvimento de Competências e Lideranças e Otimização e Inovação Tecnológica,
também buscam desenvolver as competências da AES Eletropaulo.
O objetivo é a criação de valor agregado, fortalecendo sua excelência operacional,
sua estrutura financeira e o posicionamento da Companhia frente às partes relacionadas,
tais como clientes, agências regulatórias e comunidade financeira, além de,
ao mesmo tempo, explorar e eventualmente efetivar oportunidades de crescimento.