Público Interno
Atuando de forma a elevar cada vez mais o índice de satisfação de seus 4.377 colaboradores diretos,
a Empresa mantém uma política de salários baseada no conceito de Remuneração Total,
que compreende salário-base, adicionais, benefícios e remuneração variável.
Em 2005, a média salarial dos colaboradores, excluindo diretores executivos e vice-presidentes,
atingiu R$ 2.531,2, valor 9,1 % maior que a média de 2004.
Número de Colaboradores
Os colaboradores também recebem uma parte dos lucros e resultados da Empresa,
de acordo com o cumprimento de metas pré-definidas. Em 2005, o PLR distribuiu
um total de R$ 21 milhões, equivalentes a 60% da remuneração total.

No ano, foram investidos mais de R$ 4,4 milhões em treinamento, desenvolvimento
e requalificação profissional. Os colaboradores receberam preparação para
assumir novos postos de trabalho, adquirir competências básicas e estratégicas,
eliminar carências de desempenho, adequar-se às novas tecnologias,
praticar a excelência operacional, obter informações sobre eficiência energética e
elevar o nível de segurança do trabalho. O programa “Prazer em Atender” foi
um dos principais focos no ano. Destinado a aumentar o índice de satisfação dos clientes
nos canais de relacionamento pessoal e telefônico, o programa, de abordagem
comportamental, teve 2.967 participantes, entre profissionais efetivos e terceirizados.


Perfil dos Empregados
Funcionários por Tempo de Empresa
Funcionários por Idade
Funcionários por Sexo
Grau de Instrução dos Funcionários
Segurança

A empresa mantém programas de comunicação e treinamento que visam capacitar,
prevenir, influenciar e conscientizar colaboradores próprios e das empresas contratadas,
com o objetivo de reduzir ou eliminar todos os riscos de lesões ou doenças ocupacionais.

Todas as ações de segurança e saúde estão sendo alinhadas com o Sistema de Gestão e
atendem aos requisitos da OSHAS 18001, que está em plena implementação.
Esse sistema tem como foco a prevenção de lesões e doenças e o monitoramento constante
para execução de todas as atividades de forma segura e saudável.

Em 2005, a Companhia registrou taxa de freqüência 3,03 e taxa de gravidade 44, pelo
critério NBR (Legislação Brasileira). As taxas médias de freqüência e gravidade do setor
para empresas com mais de 2.000 empregados foram de 5,31 e 565, respectivamente,
no ano de 2004. O desempenho reflete o forte comprometimento da administração
da AES Eletropaulo com relação aos assuntos de segurança e saúde ocupacional.

Também foi dada especial atenção às empresas parceiras contratadas, com a realização
de ações sistêmicas e gerenciais. Questões de segurança e saúde foram destaque nas
negociações com os prestadores de serviços em 2005. A AES Eletropaulo passou a exigir
dos fornecedores a adoção de todas as medidas e equipamentos já adotados na Companhia,
como forma de minimizar riscos. As diretrizes básicas que fazem parte dos contratos
com essas empresas foram revisadas, assim como os procedimentos de trabalho e os
treinamentos operacionais. Outra ação importante foi a adoção de uniforme com
tratamento retardante a chamas por funcionários dessas empresas.

Com o objetivo de reforçar a segurança, está sendo preparado o projeto piloto do
programa comportamental BBS (Behaviour Based on Safety). O programa consiste em
treinar os colaboradores para observar continuamente a atuação de seus colegas e fazer
comentários imediatos. A prioridade são os comentários sobre comportamentos positivos,
como forma de difundir uma cultura de segurança entre todos os colaboradores,
reconhecendo o bom trabalho e gerando informações sobre situações passíveis de
serem eliminadas antes que venham a provocar acidentes.

O objetivo da AES Eletropaulo é ter um ambiente livre de acidentes e incidentes,
tanto para os colaboradores próprios como para os das empresas contratadas.