Clientes
A cada ano, a AES Eletropaulo procura identificar melhores formas para superar
as necessidades e expectativas dos seus clientes. Na busca pela excelência operacional,
a AES Eletropaulo investiu em treinamentos, criou campanhas internas de motivação e
desenvolveu novos produtos e serviços, destinados a melhorar a percepção do cliente
em relação à Empresa e os serviços que presta, além de obter ganhos de produtividade.
Algumas dessas iniciativas se destacaram ao longo do ano:

Conte Comigo 24h
Para atender a clientes que, com freqüência, solicitavam indicações de eletricistas capacitados
a desempenhar serviços dentro dos padrões da Companhia, foi criado em setembro de 2005
o serviço de assistência domiciliar Conte Comigo 24 horas. Com custo de R$ 4,99 por mês,
cobrado diretamente na conta de energia, oferece serviços de inúmeros profissionais autônomos,
com preços tabelados, como eletricista, encanador, chaveiro, vidraceiro, assistência completa
em caso de inundação, seguro contra acidente e um sorteio mensal, entre outros benefícios.
Até o final de 2005, o serviço já contava com 35.573 adesões.

Rede de Atendimento – “Mais AES Eletropaulo”
Para ampliar sua rede de atendimento, foi criada uma rede de pontos credenciados,
denominada Mais AES Eletropaulo, que funcionam como um terceirizado.
São pequenas lojas ou quiosques dentro de outros parceiros comerciais, mas com
atendimento completo. Até o final de 2005, foram criadas 19 lojas da rede,
todas obedecendo ao mesmo padrão visual.

Megalojas
Desde o início de 2004, a Companhia está implantando as megalojas. Localizadas em pontos
estratégicos e com grande afluência de pessoas, essas unidades fazem o atendimento pessoal e
são equipadas de terminais que acessam 36 serviços on-line no site da Empresa.
Em 2005, foram instaladas três megalojas (Santo Amaro, São Miguel e Santo André).

O resultado desses esforços foi a redução para a média de 15 minutos no tempo de espera
para atendimento nas agências, fruto de alterações nas estratégias de atendimento,
treinamento, melhoria nos equipamentos e links de acesso aos sistemas.

Contact Center e Ouvidoria
A AES Eletropaulo consolidou, em 2005, sua central de atendimento (Contact Center)
para clientes de média e alta tensão. A Companhia também reorientou o serviço de Ouvidoria,
que passou a ter um caráter preventivo. Com a mudança, o número médio de chamadas
para a Ouvidoria caiu 35 % em relação a 2004 – indicativo da sensível melhoria na
qualidade de atendimento dos canais tradicionais.
Plano de Fidelização de Clientes Corporativos
A estratégia comercial da AES Eletropaulo para os grandes clientes, responsáveis por 28 %
do faturamento da Empresa, está baseada no relacionamento personalizado e especializado e
no desenvolvimento de soluções e facilidades para esses clientes (ferramentas de gestão,
produtos, negócios estruturados e eficiência energética). Como resultado dessa estratégia,
a AES Eletropaulo obteve em 2005 um índice de retenção de 87 % de seus clientes no
mercado cativo, o maior índice de retenção de clientes no Brasil (média Brasil = 80 %).
Para o sucesso dessa estratégia, a AES Eletropaulo adotou algumas iniciativas como:

1| Ampliação do número de clientes corporativos de 289 para 1.057, o que representa
28 % do mercado da Empresa);

2| Ampliação do número de gestores de clientes, de 9 para 20;

3| Criação de um Contact Center, para os clientes de média e alta tensão,
responsável por 103,7 mil atendimentos em 2005;

4| Pesquisa de Satisfação com os clientes corporativos, realizada pelo Instituto Vox Populi,
visando aferir o grau de satisfação e identificar pontos de melhoria;

5| Realização de 5 workshops para clientes corporativos, com a participação
de mais de 500 clientes;

6| Negócios estruturados em energia, água e gases, sob o conceito de solução integrada,
com grande potencial de negócios e satisfação para o cliente (investimento de R$ 5,4 milhões);

7| Projetos de Eficiência Energética envolvendo investimentos de R$ 18,1 milhões em 2005;

8| Possibilidade de pagamento de conta de energia elétrica com crédito de ICMS,
o que permitiu a negociação de R$ 123 milhões em 2005;

9| Comercialização de R$ 44 milhões em Energias Especiais no exercício.


Website
O website da AES Eletropaulo foi totalmente remodelado em 2005, ganhando um visual
mais agradável e novos serviços. A grande novidade é a criação de canais de
atendimento segmentado. Além disso, contém informações importantes sobre segurança
com energia elétrica direcionada à população. O primeiro canal exclusivo foi destinado
à s imobiliárias e permite que essas empresas tenham acesso direto à consulta de débitos e
atualização cadastral. Em 2006, deverão ser lançados canais diretos para prefeituras
(no qual o gestor de conta de cada prefeitura poderá acessar informações de uma série de
unidades consumidoras sob sua administração) e para engenheiros e técnicos que atuam
na criação de projetos elétricos e necessitam da aprovação da AES Eletropaulo para suas obras.

Para os consumidores pessoa física, o site disponibiliza todos os serviços oferecidos pelo
call center
– apenas a negociação de débitos pendentes ainda não está on-line.
Entra em funcionamento em 2006, um novo serviço: o chat, suporte eletrônico ao
cliente da Internet (uma linha direta, on-line), que permitirá esclarecer dúvidas e
solicitar informações durante o horário comercial. Hoje, o atendimento pela
Internet já representa 17 % das solicitações de serviço.